sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

ENSINO: Mestrado em Agricultura Sustentável Aprovado na ESAE pelo MCTES

A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) viu recentemente aprovada pela Direcção Geral do Ensino Superior / Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior a proposta de criação de um mestrado em Agricultura Sustentável i.e. um segundo ciclo segundo a declaração de Bolonha.

O curso de mestrado em Agricultura Sustentável visa a oferta de estudos pós-graduados nos múltiplos aspectos e vertentes que revestem a sustentabilidade dos sistemas de agricultura mediterrânicos. Estes estudos possibilitam aos alunos adquirir conhecimentos sólidos e variados, reforçando a sua capacidade de reflexão crítica e integrada sobre a problemática da sustentabilidade dos sistemas de agricultura mediterrânicos e soluções preconizadas, estimulando a criatividade para a formulação e análise de novas soluções.

Para a obtenção do grau de mestre serão necessários 120 créditos (ECTS), segundo o sistema europeu de transferência de créditos, repartidos por dois anos, além dos 180 do primeiro ciclo.

O mestrado é constituído pelas seis unidades curriculares (e.g. Agroecologia, Conservação do Solo e da Água, Produção Integrada e Inovação Tecnológica) que integram o 1º ano do ciclo de estudos, no total de 60 ECTS, dando origem ao respectivo diploma de especialização. Para a obtenção do grau de mestre o estudante terá de obter aprovação às referidas unidades curriculares e aprovação no acto público de defesa de: um relatório final de estágio de natureza profissional; ou um trabalho de planeamento e projecto; ou uma dissertação de natureza científica, devendo os dois últimos ser originais e especialmente realizados para este fim. A qualquer uma destas três opções corresponde um total de 60 ECTS.

Sem comentários:

 

visitors map