sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

DOCENTES: Orlanda Póvoa

(in portal 72)

Nome: Orlanda de Lurdes Viamonte Póvoa
Data de Nascimento: 23.11.1971
Naturalidade: Vila Real

Licenciada em Engenharia Florestal e mestre em Gestão de Recursos Naturais, é docente na Escola Superior Agrária de Elvas, desde Dezembro de 2000. Assistente do 2º triénio, pertence à Área Científico-Pedagógica de Ciências Agrárias e Ambiente.

Assume a docência como uma paixão, por lhe permitir conjugar “o ensino – a convivência com os jovens – com a actividade de investigação”. É um privilégio “que poucas profissões conseguem coadunar”, reforça.

Na Escola, tem desenvolvido vários projectos de I&D, nas áreas da Etnobotânica, Plantas Aromáticas e Medicinais e Conservação de Recursos Genéticos Vegetais. Participa também no projecto que envolve as quatro escolas do IPP e a Câmara Municipal de Portalegre, relativo à adopção de uma alimentação saudável nas Escolas do 1º Ciclo do concelho. Ao nível de prestação de serviços à comunidade, colabora no acompanhamento técnico no âmbito dos espaços verdes.

Tem assento no Conselho Pedagógico e na Assembleia de Representantes da Escola.

Embora a sua adaptação ao Alentejo não tenha sido fácil, admite que veste a “camisola da ESAE” (literalmente, até!). Considera o facto de a Escola ser pequena, uma vantagem, ao nível das relações interpessoais. “Do ponto de vista do professor, isso traz, sobretudo, alguns desafios”, tornando o ensino quase “personalizado”. Mas, por isso mesmo, acredita que são os alunos os maiores privilegiados.

Quando lhe sobra um bocadinho de tempo, entre preparação de aulas, o doutoramento em curso (em Engenharia Agronómica, no Instituto Superior de Agronomia) e as visitas aos familiares, assume-se uma “devoradora de livros”.

Gostava de ter disponibilidade para fazer uma das actividades que sempre apreciou: caminhadas. “Poderia ser esta uma das propostas de prestação de serviços ao município de Elvas”, diz entre risos, “criar circuitos de caminhada na cidade…”.

Mais informação aqui.

Sem comentários:

 

visitors map