
A "nova" ESAE (II Fase) quando apresentada no portal59 de Setembro de 2005. Em breve a nova ESAE (III Fase)!
Este é o blog da ESAE! ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE ELVAS / INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE. Aqui é divulgada a ESAE e as suas actividades. São também divulgadas actividades e notícias de outras entidades que de alguma forma sejam afins da ESAE.Este blog não pretende substituir a página da ESAE mas sim ser um complemento.
No âmbito da disciplina de Economia e Política Agrária, foi criado um prémio, para o ano lectivo corrente, para os 5 melhores alunos desta unidade curricular. O prémio consiste numa visita ao Parlamento Europeu em Bruxelas.Foi publicado no DR de 23/02/07 um decreto que possibilita, já para o próximo ano lectivo, que as candidaturas ao Ensino Superior se faça pela Internet. Decreto aqui.
A Revista da Associação Portuguesa de Mecanização Agrária traz
Nome: Orlanda de Lurdes Viamonte Póvoa

A partir de hoje a ESAE dispõe de atendimento online. Desta forma através do MSN MENSSENGER, ferramenta de comunicação extensamente utilizada pela generalidade dos utilizadores da WEB (sobretudo os mais jovens) é possível a qualquer um comunicar connosco em tempo real. Esperamos poder assim estar ainda mais próximo de todos. Adicione-nos aos seus contactos pelo E-Mail blogesae@gmail.com.
Incluído no Programa INTERREG IIIA, o projecto BIOTERMI pretende estabelecer uma solução viável para a eliminação de resíduos procedentes de actividades agrárias, florestais e das industrias transformadoras destas matérias primas. Em zonas como a Extremadura e o Alentejo, com um marcado carácter agrícola e florestal, as quantidades de biomassa residual alcançam cifras consideráveis e supõem um problema de primeira ordem, já que, muitos destes resíduos têm um poder altamente contaminante.A Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste ofereceu à biblioteca da ESAE um conjunto de trabalhos sobre o olival do Engº Tec. Agr. António Basílio:
A poda de produção no olival super intensivo: Rendimentos de trabalho e custos de execução / António Basílio. - Ribatejo: Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das pescas - DRARO, 2005. - Relatório do estudo técnico e económico da poda mecânica
Estudo do Trabalho 

 O risco de salinização do solo na futura área de influência do Alqueva é elevado, dada a baixa condutividade hidráulica da generalidade dos solos e da previsível má qualidade da água (teor de sais/sódio). Com este projecto pretende-se estudar o contributo da sementeira directa (sd) e de culturas de cobertura (cb) durante o Inverno na solução do referido problema.

ALGUNS ELEMENTOS PARA REFLEXÃO – DESMISTIFICAR BOLONHA




A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) viu recentemente aprovada pela Direcção Geral do Ensino Superior / Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior a proposta de criação de um mestrado 
O curso de mestrado 
Para a obtenção do grau de mestre serão necessários 120 créditos (ECTS), segundo o sistema europeu de transferência de créditos, repartidos por dois anos, além dos 180 do primeiro ciclo.
O mestrado é constituído pelas seis unidades curriculares (e.g. Agroecologia, Conservação do Solo e da Água, Produção Integrada e Inovação Tecnológica) que integram o 1º ano do ciclo de estudos, no total de 60 ECTS, dando origem ao respectivo diploma de especialização. Para a obtenção do grau de mestre o estudante terá de obter aprovação às referidas unidades curriculares e aprovação no acto público de defesa de: um relatório final de estágio de natureza profissional; ou um trabalho de planeamento e projecto; ou uma dissertação de natureza científica, devendo os dois últimos ser originais e especialmente realizados para este fim. A qualquer uma destas três opções corresponde um total de 60 ECTS.
Escola Superior Agrária de Elvas
Instituto Politécnico de Portalegre Edifício do TremAvenida 14 de Janeiro
Elvas, Portugal
tel:+351268628528
fax:+351268628529web: www.esaelvas.pt
E-mail: esae@esaelvas.pt
Coord: 38°52'51.99"N 7°10'2.26"W
Google Earth: KMZ
Google Maps: x,y