


Este é o blog da ESAE! ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE ELVAS / INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE. Aqui é divulgada a ESAE e as suas actividades. São também divulgadas actividades e notícias de outras entidades que de alguma forma sejam afins da ESAE.Este blog não pretende substituir a página da ESAE mas sim ser um complemento.
O Objectivo do PRÉMIO SYNGENTA "INOVAÇÃO EM AGRICULTURA" - área da viticultura é contribuir para um maior desenvolvimento tecnológico deste sector de actividade económica em Portugal e visa premiar anualmente trabalhos de investigação ou desenvolvimento, que se enquadrem naqueles objectivos.
O regulamento do concurso poderá ser consultado em www.syngenta.pt
As candidaturas estão abertas até 28 de Setembro de 2007. O valor do prémio a atribuir será de 10.000€
Para esclarecimentos adicionais contactar o Engº Técnico Francisco Lopes - 968041392
ou a Engª Sandra Moás - Departamento de Marketing - 968041396
Os novos corpos sociais da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) vão ser empossados esta terça-feira. A cerimónia está marcada para as 18 horas nas instalações da Escola Superior Agrária, no antigo Quartel do Trem.
O novo presidente da Associação de Estudantes da Agrária elvense é Diogo Assunção, aluno do 1.º ano de Enfermagem Veterinária, natural de Santarém. O vice-presidente é Diogo Ricardo, aluno do 2.º ano de Engenharia Agronómica, natural de Arronches.
A nova Direcção da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Elvas tem ainda os seguintes responsáveis pelas diferentes secções: Ana Filipa (Cultura), Marco Regueiró (Desporto), Eloise Fernandes (Apoio ao Aluno), Suse Correia (Eventos) e Augusto Reis (Informática). Relativamente aos restantes órgãos sociais a empossar esta terça-feira, Carlos Ferreira preside à Assembleia Geral da Associação de Estudantes da Agrária e Heloísa Fernandes fica à frente do Conselho Fiscal.
Da autoria da Arqª Clara Ponte e Sousa, da Engª
Assim, o presente projecto desenvolve-se em quatro zonas distintas:1 – Árvores em caldeira; 2 – Jardim do coleccionismo / canteiros; 3 – Estufa; 4 – Relvado.
Com apenas 34 anos, este jovem e activo professor conta no seu currículo académico com duas licenciaturas e um doutoramento. Em 1996, concluiu o curso de “Ingeniero Agrónomo”, na Universidade de Córdoba e terminou a segunda licenciatura, em “Administratión e Dirección de Empresas”, em 2000, na Universidade da Extremadura, onde se doutorou em Agronomia, em 2005.
Profissionalmente, começou por fazer consultadoria numa empresa privada, onde elaborou projectos agro-industriais e estudos de viabilidade economico-financeira de projectos, actividade que abandonou em 1999, quando foi contratado para dar aulas na Universidade da Extremadura. Da estreita relação que a Escola Superior Agrária de Elvas mantém com esta universidade espanhola surgiu o convite para leccionar na ESAE a disciplina de Projecto. “O desafio era grande! Outra língua, outra forma de trabalhar…” As diferenças, explicita, têm que ver com a dimensão das escolas e a maneira de ser distinta dos dois povos vizinhos. “Aqui em Elvas o ensino é muito mais personalizado! Estabelece-se
um maior contacto com o aluno, o que é muito melhor, mais enriquecedor!”, em Espanha “o elevado número de alunos por turma impossibilita este tipo de contacto”, lamenta.
No que concerne ao futuro da ESAE, pensa que a escola evolui em função das sinergias internas: “trabalha-se muito pela escola, para arranjar soluções que atraiam novos alunos”. Leccionar numa escola assim, reforça, “é uma experiência inesquecível! Pouca gente tem essa possibilidade!”.
Para além da actividade lectiva, repartida entre Portugal e Espanha, faz ainda projectos por conta própria que, aliás, servem frequentemente para ilustrar as suas aulas. Esta fervilhante rotina laboral é gerida rigorosamente pois, sublinha, o mais importante para ele é, na realidade, a vida familiar, a sua mulher e os seus dois filhos, que lhe ocupam “muito tempo, o melhor tempo!”. O fim-de-semana é frequentemente passado na sua quinta (na extremadura espanhola), onde faz criação de ovelhas, aproveitando para unir o lazer prazenteiro do campo às decisões de gestão da propriedade.
O destaque, quanto às taxas de emprego, vai para a Escola Superior de Enfermagem, onde 98% dos seus diplomados estão empregados. Seguem-se a Escola Superior Agrária de Elvas, com 89% de empregados, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (86%) e a Escola Superior de Educação (70%). Por cursos, destaca-se o curso de Engenharia Electromecânica, a funcionar na ESTG, que consegue colocar a totalidade dos seus diplomados num posto de trabalho, em contraste com o curso de Primeiro Ciclo do Ensino Básico (ESE), onde apenas 40% dos diplomados consegue obter colocação.
Completam-se no próximo dia 25 de Março 50 anos sobre a assinatura do Tratado de Roma.
A Escola Superior Agrária de Elvas, através do Centro de Informação Europe Direct associa-se à celebração deste aniversário com a realização de uma iniciativa no Agrupamento de Escolas da Boa-Fé em Elvas.
Assim, no dia 23 de Março (25 é um Domingo), reunir-se-ão todos os alunos daquele agrupamento dos 1º ciclo e JI, para cantar os parabéns em torno de um Bolo de Aniversário gigante em forma de bandeira da União Europeia. Esta iniciativa completa-se com uma série de actividades que aqueles alunos irão realizar ao longo dessa semana nas suas respectivas aulas, em torno do tema Europa. Nesta englobamos a realização de bandeiras, a utilização da Lenda da Europa a ser trabalhada
A iniciativa conta desde já com o patrocínio de uma entidade local, a
Formação de formadores em gestão estratégica da empresa agrícola;
Turismo no espaço rural;
Formação de mestres agricultores;
Gestão agrícola – controlo de gestão
As empresas com forte componente inovadora são fundamentais para a transformação de ideias e projectos do meio científico e académico em resultados concretos (produtos, serviços ou processos) susceptíveis de exploração económica e com viabilidade no mercado, contribuindo nomeadamente,para a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, a protecção do meio ambiente e o desenvolvimento / implementação de tecnologias de informação.
A presente iniciativa visa contribuir para:
- A mudança de atitudes dos actores académicos dos Institutos Politécnicos participantes,induzindo-os a incorporar nas suas actividades regulares o desenvolvimento e a aplicação de métodos para a valorização do conhecimento gerado.
- Enriquecimento curricular, dando resposta ao desafio do Processo de Bolonha e às orientações da Estratégia de Lisboa.
- A constituição de novas empresas de cariz inovador e implantação regional, com potencial de crescimento;
Divulgação dos candidatos admitidos – 1/Junho/2007 (Nos Serviços Académicos do IPP e em WWW.ipportalegre.pt)
Provas teórica/prática:
Escola Superior Agrária de Elvas
Instituto Politécnico de Portalegre Edifício do TremAvenida 14 de Janeiro
Elvas, Portugal
tel:+351268628528
fax:+351268628529web: www.esaelvas.pt
E-mail: esae@esaelvas.pt
Coord: 38°52'51.99"N 7°10'2.26"W
Google Earth: KMZ
Google Maps: x,y