quarta-feira, 17 de outubro de 2007

ESAE NOS MEDIA: Entrevista do docente Ricardo Ferreira ao "La Raya Digital"

Sábado, 21 de Abril de 2007
O pontencial da Raia não está explorado
Ricardo Ferreira nasceu em Moçambique. Foi em Lisboa que se licenciou em Economia e concluiu o mestrado numa escola de negócios na Noruega. Em 1996 muda-se para Elvas para ocupar o cargo de professor de Escola Superior Agrária desta cidade. A proximidade com a Extremadura fê-lo despertar para as questões transfronteiriças....



-Como começou a interessar-se pelos assuntos transfronteiriços?

Quando abriu a escola eu mudei-me para Elvas e comecei a estar envolvido na economia local porque tal como 80% das pessoas eu vivia no litoral e só estava orientado para as questões nacionais e não para as do interior do país.

-Acha que a proximidade com a Extremadura tem mais vantagens ou desvantagens para o Alentejo?

-Sem dúvida mais vantagens. Tem um potencial que ainda poucas pessoas reconhecem. Mas de facto a fronteira ainda representa uma grande barreira por questões culturais, por questões de tradição. Há algum tempo estava a falar com uma pessoa que dizia que o seu negócio de máquinas de café que corria mal e eu sugeri-lhe que se aproveitasse o mercado em Badajoz e a pessoa olhou para mim como se eu o estivesse a mandar para a China. A verdade é que há um potencial de crescimento muito grande dos dois lados da fronteira que não está a ser explorado. A minha tese de doutoramento foi sobre os fluxos de comércio inter regionais como se não houvesse fronteira.

-Na sua opinião quem está a beneficiar mais desta proximidade a Extremadura ou o Alentejo?

-Nem de um lado nem de outro estão se estão a aproveitar todas as vantagens existentes. Só aqueles agentes que olham para o outro lado da fronteira e encontram ali os seus parceiros naturais estão a aproveitar. Aqueles que estão com a percepção de que há um ‘bicho papão’ do outro lado, estão a ficar para trás no comboio.

-O que é que se poderia fazer para se aproveitar esta proximidade?


-Tudo. A generalidade dos negócios baseados numa economia local em Elvas tem um potencial de crescimento para o mercado extremenho, assim como os negócios, também baseados numa economia local, extremenhos se podem desenvolver em Elvas. Há uma série de sectores que não são bem explorados. A generalidade do comércio acontece entre os dois países são entre Lisboa, Madrid, Catalunha e comunidade valenciana. Nas nossas regiões podia-se fazer muito mais do que se está a fazer.

-A diferença de carga fiscal entre os dois países constituiu um problema?


-Essa é uma questão essencialmente de sentimento porque o sistema fiscal é diferente. Portugal tem alguns impostos mais altos e Espanha tem outros. Não podemos dizer verdadeiramente que existe uma carga fiscal muito diferenciada porque em Espanha paga-se mais nos impostos sobre os rendimentos, sobre as empresas ou mais segurança social enquanto em Portugal se paga mais nos impostos mais mediáticos como aqueles que incidem sobre o consumo, sobre os combustíveis e sobre o tabaco. Quando se comparam os impostos tributados nos países da União Europeia os dois países ibéricos têm uma carga fiscal media mas estão colados um ao outro. Mas naqueles impostos que são mais fáceis comparar porque incidem sobre o consumo Portugal taxa mais o que leva a uma sensação de injustiça o que é bastante problemático e faz com que os alentejanos se sintam que têm sido abandonados pelos governos portugueses. A situação mais preocupante é a dos revendedores raianos que perderam muitos clientes para o outro lado da fronteira. Se o governo português, mas não estou a falar deste ou de outro governo, estou a falar dos governos portugueses na sua generalidade reconhecer que há aqui um problema e reconhecer que se tem de fazer alguma coisa, esse já é um passo extraordinário. Eu quando há pouco tempo falei sobre esta temática na televisão portuguesa propus os impostos geograficamente progressivos. Na prática os impostos iriam baixando gradualmente à medida que a fronteira se aproximava. O importante é que se reconheça em Lisboa que há um problema na fronteira que tem que ser encarado.

-Os comerciantes elvenses têm sentido muito a quebra do consumo?

-Sim têm sentid,o mas temos que entender que os portugueses vão a comprar a Badajoz não só pela questão dos impostos. O que acontece é que Badajoz é um mercado muito maior onde se encontra uma variedade muito maior de produtos. Não é só pelo IVA ser cinco pontos acima que leva os portugueses à Extremadura.

-Ainda existe aquele tipo de comércio que os espanhóis procuravam em Elvas?

-Aquele comércio tradicional ainda existe mas está a sofrer com a abertura da fronteira, agora é mais fácil que as características se copiem. Hoje seria fácil para mim abrir uma casa de tapas aqui em Elvas e os espanhóis podem abrir do outro lado uma loja de toalhas. Com a eliminação da fronteira Badajoz e Elvas transformaram-se em dois bairros de uma mesma cidade. Portanto os comerciantes locais têm de se adaptar a este tipo de mercado. Têm de pensar de forma transfronteiriça.

Sem comentários:

 

visitors map