quarta-feira, 28 de novembro de 2007

NOTICIAS ESAE: ESAE contemplada pelo projecto VoIP@RCTS

(www.fccn.pt)



VoIP@RCTS

Programa Financiador

O projecto VoIP@RCTS resulta de um contrato de finaciamento do POSC Programa Operacional para Sociedade do Conhecimento e tem como objectivo dotar as instituições de ensino superior público com ligação à RCTS das infra-estruturas necessárias ao transporte do tráfego de voz dentro desta rede e num ambiente convergente, integrado e seguro. Este projecto foi homolgado em Setembro de 2006 e tem a duração prevista de 2 anos.

A VoIP@RCTS será uma rede que interligará todos os sistemas telefónicos de todas as instituições aderentes mediante utilização do backbone de alto desempenho da RCTS, promovendo desta forma a agregação da procura e entrega centralizada e segura de tráfego em operadores de telecomunicações.

Estima-se que a implementação deste projecto conduza a uma redução de custos na ordem dos 30% nas componentes de locação de infra-estruturas (lacetes locais e centrais telefónicas) e tráfego (tarifário de chamadas). Com efeito imediato, o tráfego telefónico entre instituições aderentes e outras redes VoIP existentes no mundo académico, passa a ser gratuito.

A abordagem técnica proposta pressupõem a coexistência com a infra-estrutura telefónica actual, facilitando planos faseados de substituição de centrais e terminais telefónicos.

A RCTS pretende perfilar-se como um meio de suporte e divulgação desta nova tecnologia, promovendo a sua utilização num universo potencial de 400.000 utilizadores.

Na sua componente de serviços de valor acrescentado, o projecto VoIP@RCTS visa a integração dos serviços de telefonia VoIP com os serviços telemáticos já existentes na instituição, nomeadamente: e-mail, Intranet ou outros que venham a ser considerados relevantes.

Por último, refira-se a integração deste serviço com outras iniciativas em curso, nacionais ou internacionais como a rede de mobilidade e-U ou a plataforma AAI académica eduGAIN.

Sem comentários:

 

visitors map