terça-feira, 27 de novembro de 2007

ACTIVIDADES ESAE: Visita de docentes espanhóis em ERASMUS

Entre os passados dias 5 e 9 de Novembro, visitaram a ESAE dois docentes convidados, provenientes do grupo de investigação MERAGEM (Mejora de Razas y Genética Molecular), grupo este criado há 16 anos no seio da Faculdade de Veterinária da Universidade de Córdova, em Espanha. O grupo tem uma vocação multidisciplinar, e desenvolve trabalho de investigação científica e de transferência de tecnologia nas áreas da conservação e melhoramento das raças autóctones espanholas, prestando também serviços de assessoria a associações de criadores e organismos do Ministério da Agricultura e Pescas. Tem também uma larga experiência de cooperação internacional nesta área.

Pedro Azor Ortiz é o responsável pelo Laboratório de Diagnóstico Genético Veterinário do grupo de investigação MERAGEM. Mercedes Valera Córdoba é professora na Escuela Universitaria de Ingeniería Técnica Agrícola da Universidade de Sevilha, e actual responsável pela Secção “Equinos” da Área de Melhoramento Genético e Conservação de Raças deste grupo de investigação. É também co-organizadora das Jornadas Ibéricas de Raças Autóctones e Produtos Tradicionais, evento que realizará este ano a sua quarta edição, numa organização conjunta das Universidades de Sevilha, Córdova e Internacional da Andaluzia, e da Escola Superior Agrária de Elvas.




Durante a sua permanência na ESAE, estes docentes realizaram duas palestras vocacionadas para os alunos da disciplina de Técnicas de Produção Animal I e duas outras, mais orientadas para os alunos do Mestrado em Agricultura Sustentável. As palestras foram do agrado geral dos alunos, tendo resultado deste contacto um possível futuro estágio para um aluno do curso de Licenciatura em Enfermagem Veterinária.

Os docentes apreciaram bastante a sua visita à ESAE, tendo manifestado a sua vontade em voltar a colaborar connosco em próximas oportunidades.


Sem comentários:

 

visitors map