terça-feira, 4 de dezembro de 2007

EVENTOS ESAE: IV Jornadas Ibéricas de Raças Autóctones e Produtos Tradicionais








Nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2007 tiveram lugar as IV Jornadas Ibéricas de Raças Autóctones e Produtos Tradicionais, no Monasterio de la Cartuja, em Sevilha. Esta é uma organização bianual conjunta da Escuela Universitária de Inginiería Técnica Agrícola da Universidade de Sevilha, do Grupo de Investigação MERAGEM da Universidade de Córdoba, e da Escola Superior Agrária de Elvas, do Instituto Politécnico de Portalegre. Este ano as Jornadas tiveram lugar nas excelentes instalações da Universidade Internacional da Andaluzia.
As Jornadas tiveram um total de 230 participantes. Os trabalhos tiveram início com a palestra de um investigador convidado, o Dr. Gilles Renand, do Departamento de Genética Animal do Institut National de Recherche Agrónomique (INRA). Seguiu-se a mesa presidencial, que contou, como em ocasiões anteriores, com a presença do Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Dr. Nuno Oliveira. Nas cinco sessões técnicas que se seguiram, a ESAE participou na sessão: Innovación tecnológica en el ámbito de la produccion animal, com a comunicação do docente Luís Alcino da Conceição: Influência do tempo de mistura no processamento mecanizado de uma dieta administrada a um efectivo de bovinos de raça Alentejana; na sessão: Seguridad y calidad alimentaria, com a comunicação da docente Mª da Graça Pacheco Ribeiro: Evaluación sensorial de quesos españoles y portugueses; e finalmente, na sessão: Las razas autóctonas en la producción extensiva tradicional, com o poster: Estudo preliminar de alguns factores que influenciam as pontuações atribuiídas na admissão ao Livro de Adultos do cavalo Puro Sangue Lusitano (Santos, Recto e Ralão Duarte), trabalho que apresenta alguns resultados obtidos no trabalho de fim de curso de um aluno da ESAE. O livro de comunicações destas Jornadas (404 pp.) encontra-se disponível na biblioteca da Escola.
Estas Jornadas concretizam, desde 2001, a colaboração real e frutífera que existe entre a ESAE e as referidas instituições espanholas, à qual acresce, nos últimos anos, a parceria ERASMUS estabelecida com a Universidade de Sevilha.


ver mais fotografias aqui.

Sem comentários:

 

visitors map