sexta-feira, 20 de julho de 2007

ELVAS: Município projecta Museu Rural e Etnográfico

(in Diário Digital)

O município alentejano de Elvas anunciou hoje a intenção de criar um museu rural e etnográfico, um espaço dedicado à realidade agrícola da região nas primeiras décadas do século XX, quando a sociedade era maioritariamente rural.

Naquele período, verificou-se uma evolução na agricultura, com a tracção animal e muita mão-de-obra substituídas pela mecanização da lavoura, com a chegada das máquinas a vapor às eiras e depois com os tractores a tomar o lugar da força animal.

A vereadora do município de Elvas, Elsa Grilo, adiantou hoje à agência Lusa que o novo espaço museológico vai abrir quando a situação das instalações ficar resolvida e após as respectivas obras de adaptação.

De acordo com a vereadora, o município está a negociar com o Ministério da Defesa a possibilidade de instalar o museu num edifício militar, com preferência para as instalações da antiga Manutenção Militar.

O acervo é, actualmente, constituído por 1475 objectos, grande parte deles pertencentes ao antigo Grémio da Lavoura da cidade, outros foram adquiridos a particulares e alguns provenientes de doações ao município, precisou.

O espólio do futuro museu, que está a ser reunido há uma década, está nas oficinas municipais e num armazém da Câmara de Elvas, situado na zona da estação de caminho-de-ferro.

De acordo com a vereadora, a maioria das peças já está recuperada.

A colecção apresenta-se agrupada por diferentes categorias, como alfaia agrícola tradicional, transportes tradicionais, olivicultura, vitivinicultura, pastoreio, ofícios tradicionais, utensílios domésticos, mobiliário, metrologia e maquinaria agrícola.

Inicialmente, segundo o município, os técnicos de antropologia contratados pela autarquia fizeram a inventariação dos objectos, tendo efectuado um trabalho de investigação e pesquisa bibliográfica.

Após aquele trabalho, o município está a conservar e restaurar os objectos, no armazém das Fontainhas e nas instalações da Abegoaria Municipal, estando nesta última a maquinaria de maiores dimensões.

Quatro pessoas estão a fazer o restauro da maquinaria agrícola que se encontra na Abegoaria, com destaque para um conjunto de debulha: locomóvel, debulhadora fixa e enfardadeira, todas do século XIX.

O trabalho de restauro começou pela debulhadora fixa, que demorou cerca de seis meses e actualmente está a ser restaurada a locomóvel Clayton.

A Câmara Municipal de Elvas pretende que o museu rural e etnográfico se apresente como «um espaço lúdico e educativo, onde se recue no tempo e se pense na história ligada aos campos alentejanos».

A cidade de Elvas conta já com quatro espaços museológicos: Museu de Arte Contemporânea, recentemente inaugurado, Museu de Arte Sacra, Museu Militar do Forte de Santa Luzia e Museu da Fotografia.

O município projecta ainda a instalação em Elvas do Museu de Arqueologia, que pretende instalar num edifício militar, também com preferência para as instalações da antiga Manutenção Militar.

Também em Elvas, o edifício do antigo Regimento de Infantaria (RI) 8 vai acolher um museu militar dedicado à Guerra do Ultramar, cujo primeiro pólo deverá abrir no início de 2008.

Única unidade militar que estava ainda instalada na cidade, o RI 8 fechou a 30 de Junho de 2006 na sequência do processo de reestruturação do Exército.

Diário Digital / Lusa

18-07-2007 12:39:53

Sem comentários:

 

visitors map