quarta-feira, 7 de março de 2007

NOTICIAS ESAE: Professor da ESAE premiado em Espanha

(in Portal 67)

O arquitecto paisagista Carlos Correia Dias, professor da Escola Superior Agrária de Elvas, obteve o segundo lugar num concurso de ideias para “Un jardín Español en Tailandia”, promovido pela Asociación Española de Paisajistas, em coordenação com a Sociedad Estatal para Exposiciones Internacionales.
O concurso decorreu entre 23 de Fevereiro e 5 de Abril e visava a escolha do jardim que representará Espanha na Exposição Internacional de Horticultura “Royal Flora Ratchaphruek 2006”, que irá ter lugar em Chiang Mai (Tailândia), entre 1 de Novembro de 2006 e 31 de Janeiro de 2007. O desafio proposto prendia-se com a concepção de um jardim de 1.000m2 (que poderia incorporar um pequeno pavilhão desmontável) sendo que este deveria reportar para a “realidade e beleza” dos jardins e paisagens espanholas.Nesse contexto, o professor da ESAE apresentou o projecto “BOABDIL” inspirado “na Granada” do Rei Boabdil, o derradeiro rei mouro da famosa cidade, que se rendeu perante os ultimatos dos Reis Fernando e Isabel de Castela, abandonando pacificamente a cidade.
A proposta do docente Carlos Correia Dias aposta em três momentos díspares: um espaço exterior e dois interiores. Segundo o autor, o espaçoexterior é “cenográfico, apelativo, publicitário como um postal”. Já osinteriores são “serenos, relaxantes, introspectivos… Apelam ao momentoem que Boabdil olhou pela última vez a sua querida Granada sem se dar conta que assistia ao final de uma era e ao início de outra.”
“BOABDIL” obteve esta honrosa segunda classificação, segundo o júri do concurso, “pela capacidade de incorporar elementos inquestionáveis de modernidade, no design de um jardim com fortes raízes andaluzes.”

Sem comentários:

 

visitors map