quarta-feira, 21 de março de 2007

DOCENTES: Agustin Maldonado

(in Portal 65)

Nome: Agustin Maldonado Gallego
Data de Nascimento: 19.08.1971
Naturalidade: Sevilha (Espanha)

Com apenas 34 anos, este jovem e activo professor conta no seu currículo académico com duas licenciaturas e um doutoramento. Em 1996, concluiu o curso de “Ingeniero Agrónomo”, na Universidade de Córdoba e terminou a segunda licenciatura, em “Administratión e Dirección de Empresas”, em 2000, na Universidade da Extremadura, onde se doutorou em Agronomia, em 2005.

Profissionalmente, começou por fazer consultadoria numa empresa privada, onde elaborou projectos agro-industriais e estudos de viabilidade economico-financeira de projectos, actividade que abandonou em 1999, quando foi contratado para dar aulas na Universidade da Extremadura. Da estreita relação que a Escola Superior Agrária de Elvas mantém com esta universidade espanhola surgiu o convite para leccionar na ESAE a disciplina de Projecto. “O desafio era grande! Outra língua, outra forma de trabalhar…” As diferenças, explicita, têm que ver com a dimensão das escolas e a maneira de ser distinta dos dois povos vizinhos. “Aqui em Elvas o ensino é muito mais personalizado! Estabelece-se

um maior contacto com o aluno, o que é muito melhor, mais enriquecedor!”, em Espanha “o elevado número de alunos por turma impossibilita este tipo de contacto”, lamenta.

No que concerne ao futuro da ESAE, pensa que a escola evolui em função das sinergias internas: “trabalha-se muito pela escola, para arranjar soluções que atraiam novos alunos”. Leccionar numa escola assim, reforça, “é uma experiência inesquecível! Pouca gente tem essa possibilidade!”.

Para além da actividade lectiva, repartida entre Portugal e Espanha, faz ainda projectos por conta própria que, aliás, servem frequentemente para ilustrar as suas aulas. Esta fervilhante rotina laboral é gerida rigorosamente pois, sublinha, o mais importante para ele é, na realidade, a vida familiar, a sua mulher e os seus dois filhos, que lhe ocupam “muito tempo, o melhor tempo!”. O fim-de-semana é frequentemente passado na sua quinta (na extremadura espanhola), onde faz criação de ovelhas, aproveitando para unir o lazer prazenteiro do campo às decisões de gestão da propriedade.


Mais informação aqui.

Sem comentários:

 

visitors map