sábado, 22 de novembro de 2008

A ESAE na Comunidade

Corredor Azul debatido em Elvas

Nova rede urbana


Teve lugar ontem, dia 20 de Novembro, em Elvas, na Escola Superior Agrária, a última das Acções Preparatórias do “Corredor Azul”, a nova rede urbana para a competitividade e inovação, criada ao abrigo da Política de Cidades Polis XXI, e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto D’Oliveira, e dos vice-presidentes da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo, Viana Afonso. A Direcção-Geral do Ordenamento do Território esteve representada pelo arquitecto Fernando Rosa.
Esta acção, que decorreu no âmbito do Ciclo Temático (C&I) “Inovação e Internacionalização em Produtos Tradicionais”, teve lugar no auditório deste estabelecimento de ensino e procurou, uma vez mais incentivar o forte envolvimento dos parceiros públicos, privados e associativos no desenvolvimento desta rede, cujo Programa Estratégico foi aprovado e candidatado recentemente. Recorde-se que a Rede “Corredor Azul” é formada pelos municípios de Évora, Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Sines, Vendas Novas e Vila Viçosa e mais oito entidades parceiras: IEFP, Universidade de Évora, Escola Superior Agrária de Elvas, ADRAL, Cevalor, Fundação Alentejo, Sociedade do Parque Industrial de Vendas Novas e Administração do Porto de Sines.
Entretanto, coube à Câmara Municipal de Évora, enquanto líder da rede, a apresentação da candidatura ao Eixo 2 do programa de financiamento INALENTEJO - Programa Operacional Regional Alentejo 2007/2013. O Programa Estratégico terá como objectivo a concretização de um vasto conjunto de operações, no prazo de quatro anos, com um investimento elegível máximo de 10 milhões de euros.
O Programa Estratégico da Rede “Corredor Azul” contempla quatro prioridades estratégicas, designadamente: • Atractividade Empresarial, que será gerida na rede pela Sociedade do Parque Industrial de Vendas Novas; • Conhecimento e a Investigação, a cargo da Câmara Municipal de Sines e da Universidade de Évora; • Promoção da Criatividade na Actividade Urbana, da responsabilidade da Câmara Municipal de Elvas; • Governança da Rede, administrada pela Câmara Municipal de Évora e pela ADRAL- Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.
A realização destas Acções Preparatórias, que culminou ontem em Elvas, permitiu, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto D’Oliveira, “a partilha e transferência de conhecimento entre parceiros, estimulando a reflexão estratégica em torno do território “Corredor Azul”. Esta reflexão deu origem à concepção de um Programa Estratégico com um horizonte de quatro anos que inclui operações comuns estruturantes às 11 Cidades e aglomerados num investimento previsível de 10 milhões de euros”.
Segundo o autarca eborense, “a Visão Estratégica definida estabelece a conectividade com o conceito base da Rede Urbana Corredor Azul. É a conectividade que promove e amplia o estabelecimento de interacções que permitem, de uma forma articulada, o desenvolvimento de sinergias, complementaridades ou ganhos de escala sobre as Cidades e os territórios que são por elas organizados e estruturados”.
“Estas interacções podem ser de natureza material ou imaterial, isto é, respectivamente, recursos, infraestruturas e equipamentos, e conhecimento, tecnologia, competências, propriedade intelectual, organização e gestão da rede ou comunicação – assumindo que a articulação entre as dimensões materiais e imateriais constitui um requisito de sucesso da Rede Urbana”, referiu ainda.

In http://www.cm-evora.pt/ em 21/11/08
Departamento de Comunicação e Relações Externas -

Sem comentários:

 

visitors map