terça-feira, 1 de abril de 2008

ESAE NOS MEDIA: ESAE e projecto "Corredor Azul"

(in RTP.pt - http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=336796&visual=26)

Alentejo: Governo incentiva parcerias entre municípios para aumentar competitividade

Évora, 01 Abr (Lusa) - O secretário de Estado do Ordenamento do Território, João Ferrão, incentivou hoje os municípios do Alentejo a estabelecerem parcerias, entre eles e com outras entidades, para projectos comuns, apontando-o como "um dos caminhos" para a região ganhar competitividade.

"Durante muito tempo, pensámos erradamente que as palavras competição e cooperação eram mutuamente exclusivas, mas a vida das pessoas e das organizações é feita das duas coisas ao mesmo tempo e, muitas vezes, cooperamos para competir melhor", defendeu.

O secretário de Estado falava em Évora, onde presidiu à cerimónia de assinatura do contrato de parceria do "Corredor Azul", uma das cinco candidaturas nacionais seleccionadas para as Acções Preparatórias das Redes de Cidades para a Competitividade e Inovação, no âmbito da nova política de Cidades Polis XXI.

O projecto "Corredor Azul", liderado por Évora, mas que junta mais nove municípios alentejanos e diversas entidades públicas e privadas regionais, foi seleccionado pela Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU).

Localizado no corredor rodoviário Lisboa-Madrid, o projecto reúne, numa rede territorial de cooperação, os municípios de Évora, Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Sines, Vendas Novas e Vila Viçosa.

A candidatura envolve ainda o Instituto do Emprego e Formação Profissional, Universidade de Évora, Escola Superior Agrária de Elvas, Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), Centro de Valorização de Rochas Ornamentais, Fundação Alentejo, Sociedade do Parque Industrial de Vendas Novas e a Administração do Porto de Sines.

Trata-se de uma rede que pretende estimular a cooperação para uma maior competitividade, e originar projectos comuns em três eixos estratégicos: logística e tecnologia, produtos tradicionais e património, cultura e turismo.

Na cerimónia de hoje, o secretário de Estado elogiou a candidatura alentejana, que envolve municípios do litoral e do interior, os quais, em associação com as outras entidades, poderão "aprender a trabalhar em conjunto" e "conseguir que a região seja mais forte, inovadora e competitiva".

"Esta é uma oportunidade muito importante" para que o Alentejo ganhe competitividade, afiançou João Ferrão.

Segundo o secretário de Estado, que enumerou os vários instrumentos a que os municípios poderão candidatar projectos nascidos do "Corredor Azul", a coesão territorial é um dos efeitos pretendidos com a nova política de cidades.

"Não há regiões fortes sem cidades fortes, mas isto não significa que as cidades se desenvolvam contra as áreas rurais onde estão localizadas. Pretende-se sim que haja um impacto positivo entre o desenvolvimento daquelas e as áreas envolventes", disse.

Já o presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto oliveira, explicou que, a partir destas acções preparatórias do "Corredor Azul" vai "nascer" um conjunto de acções, como seminários, formações, promoção e divulgação, que definam estratégias de desenvolvimento urbano, por forma a avançar com projectos comuns.

"Temos muita esperança de que, através desta aprendizagem no âmbito do turismo, do património, da qualificação das cidades e dos territórios, surjam projectos para aproveitar os eixos de financiamento" no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), disse.

A política de cidades Polis XXI prevê vários instrumentos de aplicação, através dos programas operacionais do QREN, e envolve 976 milhões de euros de financiamento comunitário, para um investimento total previsto de 1,7 mil milhões de euros.

RRL.

Lusa/Fim

Sem comentários:

 

visitors map