quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PORTSUGAR 2010

A Escola Superior Agrária de Elvas acolhe desde o final de Agosto a Exposição “Viagens do Açúcar – de terra em terra, de mão em mão”, sendo uma das entidades apoiantes do Portsugar 2010.


PortSugar® 2010 é já no próximo fim-de-semana
Elvas acolhe cerca de 500 pessoas de diversos países


22 de Setembro de 2010 – Está tudo a postos para a realização do PortSugar® 2010 – Encontro Internacional de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar que, este ano, acontece em Elvas, nos dias 25 e 26 de Setembro. Organizado pelo CLUPAC – Clube Português de Pacotes de Açúcar, o evento decorre no Centro de Negócios Transfronteiriço, ao longo da tarde de sábado e, no domingo, da parte da manhã, no centro histórico da cidade raiana, com a realização de um SugarPaper.

A 10ª edição deste Encontro Internacional conta já com mais de 300 inscritos o que indica mais de 500 pessoas, entre coleccionadores e acompanhantes, que vão viajar até Elvas, a partir de diversos pontos da Europa. Estão, assim, representados países como Espanha, França, Bélgica, Itália e Portugal, entre outros. É, por isso, considerado o maior encontro europeu de coleccionadores de pacotes de açúcar e um dos maiores do Mundo.

PROGRAMA
As portas do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas abrem no sábado, dia 25, às 11:30 com a recepção e registo dos participantes; depois do almoço, tem lugar a abertura oficial do encontro e início das trocas de Pacotes de Açúcar e das iniciativas ligadas ao Clupac Solidário.
O público em geral poderá deslocar-se ao CNT de Elvas, a partir das 17 horas.
O encerramento das trocas está previsto para as 19:30. O jantar, no Solar dos Chorões, terá início às 20 horas, seguido da comemoração do 8º Aniversário do CLUPAC.

O 2º dia do evento será ocupado apenas da parte da manhã, com a realização do SugarPaper (a pé) nas ruas daquela cidade. A particularidade deste “SugarPaper” consiste nos pacotes de açúcar criados excepcionalmente para este efeito, que cada participante receberá à passagem em cada ponto.
Os participantes concentram-se no parque de estacionamento, junto ao Mercado da Casa das Barcas, rumando depois para o Castelo. Segue-se o Arco do Miradouro e o Pelourinho, prosseguindo pelo Miradouro de Nossa Senhora da Conceição. Depois de passar pelo Viaduto, a comitiva dirige-se à Fonte da Misericórdia, passado pela Rua de Alcamim, em direcção à Torre Fernandina. Este “SugarPaper”, que permite conhecer alguns dos monumentos históricos da cidade de Elvas, culmina na Praça da República, junto à Igreja da Sé.

EXPOSIÇÃO
No âmbito deste Encontro PortSugar® 2010, vai estar patente, no Centro de Negócios Transfronteiriço, a Exposição “Viagens do Açúcar – de terra em terra, de mão em mão”.
Promovida pelo CLUPAC, a mostra reúne mais de duas dezenas de quadros que contêm pacotes de açúcar, agrupados por diversos temas. A exposição tem percorrido o País, encontrando-se agora em Elvas, tendo já passado pelo Museu da Fotografia e a Escola Superior Agrária de Elvas.


A PENSAR NAS CRIANÇAS
A organização do PortSugar® 2010 preparou também um conjunto de actividades para as crianças que acompanhem os seus pais nesta deslocação a Elvas. Enquanto os progenitores trocam os seus pacotes de açúcar, os mais pequenos dispõem de uma zona de lazer, no Centro de Negócios Transfronteiriço, onde, monitoras da APPACDM de Elvas – Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental irão desenvolver jogos tradicionais, pinturas faciais, contar histórias e fazer muitas brincadeiras. Esta é uma forma de deixar os pais tranquilos, promovendo actividades lúdicas para os mais novos.

SÉRIES COMEMORATIVAS
Para a décima edição do Portsugar, foram criadas cinco séries de pacotes de açúcar: 1. Fotos Antigas de Elvas e Badajoz; 2. Fontes de Elvas; 3. Solidário; 4. Aniversário; 5. SugarPaper.

VERTENTE SOLIDÁRIA
O CLUPAC Solidário foi criado a pensar nas Instituições de Carácter Social sem fins lucrativos e é uma das secções do CLUPAC. São duas as vertentes onde esta acção assenta:
- “Vamos adoçar a Vida dos Outros”, em que se oferece o açúcar doado pelos participantes, resultado do esvaziamento dos pacotes de açúcar e que, neste evento, será entregue à APPACDM de Elvas - Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental;
- e “Dar Sangue com Doçura”, organizado em parceria com o Grupo de Dadores de Sangue da CGD e o Instituto Português do Sangue.
Para além destas duas campanhas, este ano serão organizadas outras duas: “Amigos do Medulin: Sim!”, uma acção de divulgação e informação da ADMO – Asociación para la Donación de Medula Osea y Cordon Umbilical de Extremadura; e “Reciclar com AMIzade”, que assenta na recolha de material para reciclagem, como sejam, radiografias, telemóveis antigos, tinteiros e toners.

De referir ainda que a Comunicação Social poderá proceder ao levantamento das respectivas acreditações entre as 11.30 e as 13.30 horas, no dia 25 de Setembro, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

www.portsugar2010.blogspot.com
www.clupac.com

Sem comentários:

 

visitors map