terça-feira, 11 de março de 2008

DOCENTES: Augusto Gouveia

(in Portal 76 )

Nome: Augusto José de Sousa Gouveia
Data de Nascimento: 14.03.1955
Naturalidade: Montijo

“O meu tumultuoso percurso profissional, que confundo com espírito de missão, resulta provavelmente da curiosidade que sinto pelo Mundo. O objectivo tem sido e será sempre a optimização do Ser e do Ter num omnipresente Humanismo. A via é dolorosa”. A franca e pessoal constatação deste docente da Escola Superior Agrária de Elvas dá lugar a uma entusiasta descrição do que tem feito, profissionalmente.

Passou pelo Laboratório Nacional de Investigação Veterinária, onde foi chefe do Sector de Criação e Produção de Animais de Experiência, tendo passado depois para a produção de Soros e Vacinas.

Trabalhou em Ambiente, Protecção e Conservação da Natureza, como responsável directo pela Reserva Natural do Estuário do Tejo.

Assessorou, tecnicamente, um Ministro e dois Secretários de Estado da Agricultura. Resume: “foi a visão macro do meu País, imperdível”.

Foi Director Regional de Agricultura do Alentejo e sobre este cargo constata: “Mantive-me igual a mim mesmo e aprendi a gostar ainda mais da gente da Nossa Terra”.

Leccionou no Instituto Piaget de Almada e na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Pólo de Setúbal.

No sector privado, trabalhou no âmbito da Segurança Alimentar; foi vendedor/promotor de um laboratório de medicamentos veterinários e, em Pecuária, desenvolveu actividades relacionadas com suinicultura e avicultura.

Também o seu percurso curricular é vasto. Destaque-se o doutoramento, pela Universidade de Córdoba (Espanha), na área da Fisiologia Animal, e a licenciatura em Medicina-Veterinária, pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.

É Assistente do 2º Triénio, desde Setembro de 2007. Lecciona: Anatomia; Fisiologia; Patologia Médica; Patologia das Doenças Infecciosas; Reprodução; Saúde Pública Veterinária.

Justifica porque está ligado a esta instituição: “Foi aberto concurso na ESAE e fiquei, gosto do Ensino Superior. As entidades pequenas só têm um caminho - Crescer. Gostaria de fazer parte deste crescimento”.

Sem comentários:

 

visitors map